FOTOGRAFIA/05/2011: RICARDO ADALA BENFATTI - FOTOGRAFANDO - DA PONTE VECCHIO - RIO ARNO - FLORENÇA - ITÁLIA.....Hanna Arendt diz: “A educação é tbm onde decidimos se amamos nossas criaças o bastante para não expulsa-las de nosso mundo e abandona-las a seus próprios recursos e tampouco, arrancar de suas mãos a oportunidade de empreender alguma coisa nova e imprevista para nós, preparando-as, em vez disso e com antecedência, para a tarefa de renovar um mundo comum”
sexta-feira, 13 de junho de 2008
A PSICOLOGIA EDUCACIONAL
A Psicologia educacional é o estudo de como os seres humanos aprendem em ambientes educacionais, a eficácia das intervenções educacionais, a psicologia do ensino, e a psicologia social das escolas como organizações... A psicologia educacional está relacionada com o sucesso educativo na população em geral e em grupos tais como crianças superdotadas e deficientes que necessitam de cuidados especiais...
A psicologia educacional por sua vez engloba uma larga gama de especialidades do contexto educacional, incluindo o design" do ensino (engenharia pedagógica), a tecnologia educacional, o desenvolvimento do currículo, da aprendizagem organizacional, da educação especial e da gerência da sala de aula... A psicologia educacional contribui e depende da ciência cognitiva e das ciências de aprendizagem...." Wikipedia
“... Promover a análise sobre a atuação do psicopedagogo na área da psicomotricidade.Compreender a importância da psicomotricidade no aprendizado escolar de uma forma geral e no desenvolvimento total do indivíduo. Identificar os distúrbios psicomotores com o propósito de estabelecer uma intervenção adequada sem conseqüências desastrosas para a criança e seus familiares. Possuir autonomia para a criação de formas estimuladoras da expressão e realização a partir do corpo.” Renata Borges Manhães: Psicomotricidade
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Olá!
ResponderExcluirGostaria de saber se poderia me conceder uma entrevista para completar minha avaliação de pós-graduação.
São perguntas relacionadas à Educação, já que estou cursando Docência do Ensino Superior.
Segue as perguntas e informações que necessito.
Atenciosamente,
Rose
Identificação do psicólogo:
Idade:
Sexo:
Tempo de atuação profissional:
Área de atuação profissional:
Perguntas:
1 – Quais as teorias da aprendizagem que você considera mais importante para a educação?
2 – Qual a sua opinião sobre a Teoria das Inteligências Múltiplas de Gardner e a de Inteligência Emocional de Goleman?
3 – Existe alguma teoria psicológica, mesmo não diretamente relacionada à educação, que você considera importante para o futuro professor universitário?
4 – Como psicólogo, que problema você considera mais frequente na prática do professor universitário?
5 – Você quer dizer mais alguma coisa sobre este tema da aprendizagem no nível superior que você considera relevante?
Seu blog será divulgado como contribuidor!!
Obrigada desde já!
Meu email:rosilene.mendes@gmail.com
ResponderExcluir