sexta-feira, 13 de junho de 2008

A PSICOLOGIA EDUCACIONAL



A Psicologia educacional é o estudo de como os seres humanos aprendem em ambientes educacionais, a eficácia das intervenções educacionais, a psicologia do ensino, e a psicologia social das escolas como organizações... A psicologia educacional está relacionada com o sucesso educativo na população em geral e em grupos tais como crianças superdotadas e deficientes que necessitam de cuidados especiais...

A psicologia educacional por sua vez engloba uma larga gama de especialidades do contexto educacional, incluindo o design" do ensino (engenharia pedagógica), a tecnologia educacional, o desenvolvimento do currículo, da aprendizagem organizacional, da educação especial e da gerência da sala de aula... A psicologia educacional contribui e depende da ciência cognitiva e das ciências de aprendizagem...." Wikipedia

“... Promover a análise sobre a atuação do psicopedagogo na área da psicomotricidade.Compreender a importância da psicomotricidade no aprendizado escolar de uma forma geral e no desenvolvimento total do indivíduo. Identificar os distúrbios psicomotores com o propósito de estabelecer uma intervenção adequada sem conseqüências desastrosas para a criança e seus familiares. Possuir autonomia para a criação de formas estimuladoras da expressão e realização a partir do corpo.” Renata Borges Manhães: Psicomotricidade

2 comentários:

  1. Olá!
    Gostaria de saber se poderia me conceder uma entrevista para completar minha avaliação de pós-graduação.
    São perguntas relacionadas à Educação, já que estou cursando Docência do Ensino Superior.
    Segue as perguntas e informações que necessito.
    Atenciosamente,
    Rose

    Identificação do psicólogo:
    Idade:
    Sexo:
    Tempo de atuação profissional:
    Área de atuação profissional:
    Perguntas:
    1 – Quais as teorias da aprendizagem que você considera mais importante para a educação?
    2 – Qual a sua opinião sobre a Teoria das Inteligências Múltiplas de Gardner e a de Inteligência Emocional de Goleman?
    3 – Existe alguma teoria psicológica, mesmo não diretamente relacionada à educação, que você considera importante para o futuro professor universitário?
    4 – Como psicólogo, que problema você considera mais frequente na prática do professor universitário?
    5 – Você quer dizer mais alguma coisa sobre este tema da aprendizagem no nível superior que você considera relevante?

    Seu blog será divulgado como contribuidor!!
    Obrigada desde já!

    ResponderExcluir
  2. Meu email:rosilene.mendes@gmail.com

    ResponderExcluir