sexta-feira, 13 de junho de 2008

ATIVIDADES E INFORMAÇÕES SOBRE A ARTE DE RESOLVER PROBLEMAS (Problem Solving)



A resolução de problemas faz parte das formas de pensamento. Considerada a mais complexa das funções intelectuais, "resolver problemas" é definido como o processo cognitivo de mais alto nível que requer a modulação e o controle de várias rotinas ou habilidades fundamentais (Goldstein & Levin, 1987). Ocorre quando um organismo ou um sistema da inteligência artificial não souber como prosseguir de um estado dado a um estado definido como objetivo. Completa a situação problemática que inclui a descoberta do problema e a formulação do problema". Wikipedia: Problem-solving

"Como estratégias para a resolução de problemas surgem as heurísticas, que não são mais do que procedimentos destinados a resolver um problema usando regras que possibilitem chegar rapidamente à solução ou aproximar-se dela.... Para o ensino da Matemática importa salientar dois aspectos desta definição: só há problema se um indivíduo o quiser resolver; e não existe um método eficaz para encontrar uma solução para o problema (Borralho, 1995)....” Guzmán, 1989, em Borralho, 1995. Resolução de Problemas: Conceptualização, Concepções, Práticas e Avaliação. Joaquim Antonio P. Pinto

“Compreensão do problema: É possível satisfazer a condicionante? A condicionante é suficiente para determinar a incógnita? Ou é insuficiente? Ou redundante? Ou contraditória? Trace uma figura. Adote uma notação adequada. Separe as diversas partes da condicionante. É possível anotá-las?" .Veja a apresentação sobre A arte de resolver problemas: Luciana Moura

George Polya (Universidade Stanford), diz "Uma grande descoberta resolve um grande problema, mas há sempre uma pitada de descoberta na resolução de qualquer problema. O Problema pode ser modesto, mas se ele desafiar a curiosidade e puser em jogo as faculdades inventivas, quem o resolver por seus meios, experimenta a tensão e gozará o triunfo da descoberta. Experiências tais, numa idade suscetível, poderão gerar o gosto pelo trabalho mental e deixar, por toda a vida, a sua marca na mente e no caráter". Ermínia de Lourdes Campello Fanti e Aparecida Francisco da Silva: Informática e Jogos no ensino da Matemática .... Softwares: (Cabri-géomètre (Cabrilog) ... Cabri-géomètre(Site Oficial)

“... Adotando a concepção de que o ser humano produz “modelos” ou “metáforas” na resolução de problemas matemáticos verbais inseridos em contextos reais é, primeiro, apontada a necessidade de entendimento do significado de modelo mental como sendo uma representação mental de um “todo” em que uma “teia” cognitiva que envolve significados acerca das suas “partes” encontram-se estrutural e coerentemente interligados... “Modelos mentais e metáforas na resolução de problemas matemáticos verbais: Cleide Farias de Medeiros

TANGRAN


TANGRAM: Incrível jogo chinês formado por apenas sete peças que permitem a criação de milhares figuras, algumas muito difíceis. Além de passatempo, o jogo é utilizado para a construção de conceitos em matemática; incentiva a criatividade - novas formas podem ser criadas com as sete peças; E, principalmente, para desenvolver a habilidade de resolver problemas. Muitos programas estão disponíveis na Internet, alguns apresentam uma moldura com a forma a ser montada e outros não, tornando mais difícil encontrar a solução. Veja o artigo Tangram publicado na Wikipédia que contém uma série de links relacionados.

Tangram (com e sem moldura) / vários formatos
Tangram (com moldura) ......... Tangram (sem moldura)

TORRE DE HANOI: Jogo inventado pelo matemático francês Edouard Lucas em 1883 que se inspirou em uma antiga lenda a respeito da existência de três estacas para registro do tempo num templo Hindu, numa delas estavam empilhados 64 discos de ouro. Os sacerdotes de Brahma deveriam transferir a pilha de discos - um disco por dia - para a terceira estaca, usando a estaca intermediária como ponto de transferência, não sendo permitido colocar disco maior sobre um menor. Quando o último disco fosse movido, o universo seria extinto. O jogo também é conhecido como Torre de Brahma. Wikipedia

Torre de Hanoi desenvolve a concentração e o raciocínio indutivo. Inicie com três discos para descobrir as regras do jogo.

FONTE: http://vicenteoficina.blogspot.com/

2 comentários:

  1. Tangram e Torre de Hanoi fazem parte da minha pastinha de desafios na área de trabalho dos computadores da nossa escola. No começo os alunos estão desacostumados a pensar e criam uma série de bloqueio. Quando motivados, não querem mais parar. É muito bom. Para conhecer meu trabalho sobre informatica educativa e criativa, não deixe de visitar meu blog. http://www.freewebs.com/linolica/myblog.htm
    parabens pelo blog

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