ÁREAS CEREBRAIS DA LINGUAGEM
O cérebro controla todos os aspectos mentais e físicos do falar. Os sons começam através da respiração que é expelida dos pulmões. Em sua jornada para a boca, o ar vibra, uma vez que é forçado através das cordas vocais. O nariz, boca e língua modificam este ar vibracional formando ondas sonoras. Expressões faciais e gestos também desempenham um papel na comunicação. — com Liris Rosalina Kröni Guerra. FONTE: https://www.facebook.com/NeurocienciasEmBeneficioDaEducacao
FOTOGRAFIA/05/2011: RICARDO ADALA BENFATTI - FOTOGRAFANDO - DA PONTE VECCHIO - RIO ARNO - FLORENÇA - ITÁLIA.....Hanna Arendt diz: “A educação é tbm onde decidimos se amamos nossas criaças o bastante para não expulsa-las de nosso mundo e abandona-las a seus próprios recursos e tampouco, arrancar de suas mãos a oportunidade de empreender alguma coisa nova e imprevista para nós, preparando-as, em vez disso e com antecedência, para a tarefa de renovar um mundo comum”
quinta-feira, 31 de outubro de 2013
quinta-feira, 17 de outubro de 2013
O que é o amor?

Esqueça todo o romantismo, Shakespeare e Vinícius de Moraes. O amor pode até bater lá pelas bandas do coração, mas ele é resultado de complexas reações químicas que acontecem no cérebro — e nada mais são do que resultado do processo evolutivo humano. Para economizar a gastança de energia e tempo usados no processo da corte, fomos selecionados para concentrar nossa atenção em uma só pessoa — e, assim, criar com sucesso nossos descendentes. Nesse processo estão envolvidos, basicamente, três neurotransmissores: a dopamina, a norepinefrina e a serotonina, todos produzidos por áreas ligadas ao sistema de recompensa e prazer do cérebro. As mãos tremem e o coração e a respiração aceleram quando o ser amado está por perto? Não acuse o cupido. Estão em ação a dopamina e a norepinefrina, substânctias que levam à alegria excessiva, à falta de sono e o sentimento de que o amado é único, e de que é quase impossível compará-lo com alguém. Já aquela compulsão e obsessão pelo parceiro são causadas por baixos níveis de serotonina.

Assinar:
Postagens (Atom)